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MENINO GEPETO 

CURTA-METRAGEM EM ANIMAÇÃO

O QUE VAMOS CONTAR

Esta é a história de Gepeto, uma criança de 11 anos que adora estudar e brincar. Ah… também não gosta de falar mentira, de jeito nenhum!

O que ele mais gosta de fazer é desenhar seus próprios brinquedos. Seu pai Genaro, carpinteiro, é quem os constrói com a madeira que Gepeto traz. Você tem que ver como ficaram o carrinho de corrida e o cachorro, o Piccolo! No bosque, perto de sua casa, Gepeto escolhe os galhos no chão, sem nunca quebrar as árvores.

O bosque é lindo! Tem até uma nascente. E uma cachoeira também, fantástica! Por isso, Gepeto ama brincar lá com os “amigos” feitos por seu pai.

Para seu desespero, toda essa maravilha está ameaçada. O Sr. Machado quer derrubar as árvores para passar uma rodovia. O que Gepeto não sabia é que o bosque é o lar da Fada Madrinha, que tem o poder de dar vida aos brinquedos de madeira.

Nossos personagens vão assim se envolver numa grande aventura para impedir que o Sr. Machado corte uma única árvore sequer desse bosque mágico!

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PROPOSTA

MENINO GEPETO é um filme em cores, de curta-metragem, do gênero animação - diversão, fantasia, aventura - voltado ao público infantil, criado nas técnicas de 2D e 3D.

Com roteiro original, traz uma livre criação sobre a infância de um personagem conhecido mundialmente: Gepeto, o artesão que criou o famoso boneco de madeira Pinóquio. O projeto trata de temas importantes como amizade, respeito à natureza, infância, universo lúdico.

NOTA: Gepeto é um personagem do universo narrativo de Pinóquio, cuja primeira aparição se deu em 1883, em história escrita por Carlo Collodi, intitulada originalmente “Le avventure di Pinocchio. Storia di un burattino”. Os personagens desse universo estão em domínio público, permitindo a livre interpretação de outros autores.

O velhinho Gepeto habitou o imaginário infantil por muito tempo. Ele, um dia, também foi criança. E por que sua história não estaria repleta de aventuras e emoções?

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OBJETIVOS / RESULTADOS ESPERADOS

  • Estimular a produção de conteúdo audiovisual em animação na cidade;
  • Difundir e estimular o consumo de produção audiovisual nacional pelas crianças;
  • Estimular as crianças, o público, em reconhecer as obras enquanto criações para aprendizado e aventura;
  • Estimular as crianças de que livros, contação de histórias são “companheiros” de conhecimento, diversão e fantasia;
  • Contribuir para o reconhecimento de Belo Horizonte como local produtor de obras de animação com mão de obra qualificada;
  • Gerar oportunidades diretas de trabalho para profissionais de animação, atores, músicos, entre outros, da cidade.
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INDICADORES

A produção do curta MENINO GEPETO será acompanhada por um “diário” com a apresentação periódica de pílulas em vídeo informativas sobre o andamento do processo.

IMPACTO

  • A produção audiovisual irá gerar trabalho diretamente a pelo menos 20 profissionais - artistas e técnicos;
  • Belo Horizonte, e até mesmo o Brasil, ainda conta com um número baixo de produções voltadas ao público infantil. Desta forma, há uma grande demanda, se formos considerar o mercado onde a faixa de consumo de crianças é muito significativa, que tende a ficar atraída pela proposta do projeto, além da característica do alinhamento a um universo de personagens internacionalmente conhecidos, como é o caso de Pinóquio, referência inicial do personagem principal deste filme, e Gepeto, seu “pai criador” do boneco;
  • Atingirá pelo menos um público estimado de 3 mil pessoas em suas exibições, via mostras e festivais nos dois anos iniciais de circulação neste segmento. Acredita-se também que as sessões temáticas em escolas, centros culturais, além da possibilidade de licenciamento para tv e plataforma de streaming, atingirão um número muito mais significativo. A título de exemplo, no mercado nacional, 1 ponto de audiência em TV equivale a 260.558 lares ou 703.167 telespectadores;
  • Produção planejada para 12 meses, toda realizada em Belo Horizonte;
  • Os produtores já acumulam mais de 30 obras executadas neste gênero, seja em produções culturais, institucionais e publicitárias.

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O PROPONENTE

CLÁUDIO CONSTANTINO

Realizador (curtas, documentários, projetos para cinema e TV), formado pela Escola de Belas Artes (UFMG), atua no mercado desde 1998. Idealizador e gestor de diversos projetos na área audiovisual – capacitação, produção, exibição e preservação, através dos mecanismos da leis de incentivo à cultura de Belo Horizonte (captação IF e Fundo), da Lei Estadual de Minas Gerais ICMS (Captação e FEC) e da Lei Federal Rouanet.

Membro da Câmara da Indústria da Comunicação e Audiovisual da FIEMG, desde 2016; da Federation Internacionale Cinema Television Sportifis (FICTS), em Milão/ITALIA, desde 2018; e da banca de seleção dos candidatos à Escuela de Cine e Tv de San Antonio de Los Bãnos (EICTV), em CUBA, desde 2013.

A gestão do projeto, sua direção e execução serão feitos pelo proponente/equipe que já estabeleceram, por mecanismos públicos de leis de incentivo e relações privadas, parcerias no mercado, por exemplo, com:

Marcas

ASPECTOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS

No planejamento aprovado junto à Secretaria Municipal de Cultura/CFCM/PBH, estão previstos:

  1. Obra com recursos de acessibilidade:
    • Audiodescrição Recurso de acessibilidade que amplia a compreensão e participação de pessoas com deficiência visual;
    • Legendas em Texto Legendagem Descritiva (CC) – Transcreve os diálogos de cena e sonoridade (música, risos, etc.) voltados para deficiência auditiva ou surda.
  2. Distribuição da obra em formato DVD para:
    • Os Centros Culturais (18, dezoito) da SMC/FMC/PBH;
    • O Museu da Imagem e do Som – MIS;
    • Escola Municipal Hilda Rabello Mata (Regional Norte), parceira do projeto;
    • Escolas/Instituições (10, dez) prioritariamente públicas, voltadas à portadores de deficiências visual e auditiva;
    • Escolas (15, quinze) da rede municipal indicadas pela SMC e Secretaria Municipal de Educação;
  3. Workshop de Formatação e Desenvolvimento de Projetos para os Mecanismos das Leis de Incentivo à Cultura.
    • Áreas abordadas de capacitação: Módulos Exibição Audiovisual e Produção de Obra Audiovisual.
    • Exibição de cinco vídeos informativos do “diário de produção” do curta na internet.
    • Exibição do curta
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ODS

O curta MENINO GEPETO tem em sua história, na narrativa dos personagens e ações, princípios caros à sociedade.

Um garoto, filho de uma professora, defensor da natureza.

Uma obra que visa dar igualdade de acesso, considerando atingir também um público com deficiência visual e auditiva.

Que pontua, pelos seus personagens, diálogos que levam a pensar sobre desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, relações de trabalho, questionando o papel da criança ou de sujeição ao adulto nas relações de trabalho.

Neste sentido, esta obra aponta para os princípios ilustrados dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

Marcas
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CONTRAPARTIDAS

  • Plano comunicacional que prevê a citação da empresa como parceira investidora;
  • Distribuição de mídia da obra produzida;
  • Inserção da logomarca da empresa no material comunicacional produzido: impresso (cartaz, banner, postal, marcador de página) e em online (trailer, vídeos informativos nas redes sociais);
  • Outras opções de ações de ativação de marca podem ser firmadas em comum acordo, como, por exemplo, oficinas de desenho para crianças, sessão de exibição de filmes.

LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO

A Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte permite que os artistas estabeleçam parcerias com as empresas investidoras, através da renúncia do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza - ISSQN.

Neste formato, uma parte do imposto a ser recolhido pela empresa será direcionado a um projeto cultural, garantindo à empresa um selo de responsabilidade cultural junto à sociedade, além de todo retorno de visibilidade, entre outras ações que divulguem a marca da mesma.

PBH -LMIC

DADOS DO PROJETO

Valor do projeto: R$ 108.333,33
CONTATO: (31) 98984 3206

Título: Menino Gepeto
Proponente: Cláudio Constantino Barbosa
Numero de aprovação: 0299/2020
Valor aprovado: R$ 108.333,33 (cento e oito mil e trezentos e trinta e três reais e trinta e três centavos) sendo R$ 97.500,00 para o filme, e R$ 10.833,33 para fundo de cultura)

Nossos patrocinadores

Projeto vencedor do edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

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