CURTA-METRAGEM EM ANIMAÇÃO
ERA UMA VEZ…
...uma menina preta, de quatro anos, muito espevitada e que tinha uma perna mecânica. Ela adorava brincar de pega-pega com seu coelho de estimação pelo lindo quintal de sua casa. O coelho, já bem velhinho, corria atrás dela pelos canteiros da horta orgânica e nunca a alcançava.
Lá no quintal havia também um frondoso pé de manga e, logo embaixo dele, um formigueiro de saúvas. Então, um dia, sem querer, a menina pisa... no formigueiro!!! Ah, isso foi o suficiente para arrumar uma grande confusão com a temperamental Matilda, uma saúva cortadeira.
O que a saúva Matilda não sabia era que esse caos iria ser o início de uma linda amizade entre as duas. E o que a menina não sabia era que essa linda amizade também seria sua primeira experiência com uma nova e triste dor... Adeus, Matilda!
Matilda é um curta-metragem infantil, em animação 2D e 3D, de 8 minutos, colorido, digital e em 4K.
Uma menina preta, de quatro anos, com uma prótese em uma das pernas, precisa aprender a lidar pela primeira vez com o sentimento da perda da amiguinha Matilda, uma formiga saúva.
O projeto apresenta temas como empatia, autoestima, diversidade cultural e a importância das pessoas próximas na passagem do luto pela criança.
O curta é o último filme da trilogia “Primeiras Impressões”, todos com protagonistas infantis, cujo tema, desta vez, é a perda, a morte de um ente querido, pela criança.
O 1º curta da trilogia é o “O voo da cegonha”, em live-action, abordando o ciúme infantil. O 2º, "Meu melhor amigo", em animação 3D, é sobre a solidão, o sentir-se sozinho. Ambos os curtas tiveram uma excelente carreira em festivais. “Meu melhor amigo”, o mais recente, além de premiado, foi licenciado para TV aberta, a cabo e um canal de streaming.
Serão disponibilizados regularmente e com acesso gratuito na página do projeto, no site da Pólen Estúdio, pequenos vídeos registrando o passo a passo de todas as etapas da feitura de um filme de animação e também sobre a carreira de Matilda nos festivais e sua comercialização.
Nossa intenção é atender, além do público comum (fora da área cinematográfica), os estudantes de Comunicação e de Cinema. O conteúdo será aberto a perguntas e comentários pelos usuários.
O público alvo são crianças de até 7 anos, mas também os pais e acompanhantes. Um filme para a família assistir junta!
Na produção do curta, estarão envolvidos diretamente cerca de 20 profissionais – técnicos e atores – entre eles, pretos, mulheres e LGBTI+, tanto de Minas quanto de São Paulo.
Entre exibições em festivais brasileiros e internacionais, licenciamentos (canais de tv a cabo e aberto), plataformas de streaming e projetos sociais, estimamos atingir um público de no mínimo 500 mil pessoas.
Fomentar a visibilidade do protagonismo feminino, pretas e com necessidades especiais.
Matilda será realizado em 18 meses, principalmente em Belo Horizonte/MG, incrementando a produção local de animação, além da cidade de São Paulo.
A PÓLEN ESTÚDIO atua na área da animação desde 2011, produzindo e dirigindo filmes para o mercado publicitário, institucionais, além de projetos de cunho cultural.
Na publicidade, possui, por exemplo, clientes como as marcas Aymoré, Boulevard Shopping e Nextel; institucionais para empresas, como a FIAT e a Patrus Transportes; além de produtos e outras mídias voltadas ao SESI/FIEMG, MRV, Associação Curta Minas/ABD-MG, dentre outras.
Em sua cartela de obras independentes e culturais mais recentes estão o curta Meu melhor amigo e a série O Fabuloso Seixo, ambos em animação para crianças.
O curta Meu melhor amigo é premiado em festivais e atualmente está sendo licenciado para o canal a cabo Tv Ra-tim-bum, para a Rede Minas e também para uma plataforma brasileira que será lançada nos próximos meses. Outro curta, Involução, também foi premiado em festival.
Já a série O Fabuloso Seixo é vencedora de dois editais de desenvolvimento – CODEMGE/2018 e FSA/ANCINE - BH nas Telas/2019 – em fase de produção dos argumentos, roteiros e bíblia de venda. A Pólen possui também outros projetos culturais, todos em animação:
Após carreira em festivais, mostras e também cumprir o prazo de carência por licenciamentos a canais de tv e plataformas de streaming, cópias do filme serão doadas a:
A exemplo de outros curtas anteriormente produzidos pela equipe, o filme será inscrito também em projetos de inclusão social, como:
Workshop gratuito sobre Continuidade Cinematográfica
A Continuidade é mais lembrada pelos famosos “erros de continuidade” de um filme. Mas ela é muito mais que isso.
A Continuidade de um filme está na coerência da história e na fluidez da ação. Uma das grandes contribuições da Continuidade Cinematográfica é identificar, registrar e assegurar que o material filmado reúna condições de ser montado em sua integralidade. É imprescindível que o Diretor, Fotógrafo e parte da equipe técnica conheçam noções, por exemplo, sobre quebra de eixo e raccord.
Público alvo - A oficina é indicada a interessados em continuidade, diretores cinematográficos, fotógrafos, roteiristas e a quem pretende se iniciar na carreira cinematográfica.
O curta Matilda tem em seu conteúdo, na narrativa dos personagens e ações, princípios caros à sociedade.
Intrinsecamente à história contada, estarão presentes diversos temas sociais os quais são relevantes à nova sociedade do século XXI, que precisa se reinventar, não só no que diz respeito a direitos humanos como também à sustentabilidade.
O protagonismo do filme pertence a uma menina preta e com deficiência física, intensificando dessa forma a questão do protagonismo feminino e também da inclusão social, potencializando a visibilidade feminina e sua relevância enquanto cidadã, com o intuito de reduzir a desigualdade e aumentar a possibilidade de oportunidades e sua participação na cadeira produtiva brasileira.
A família da protagonista, buscando otimizar o espaço residencial e usar sustentavelmente os recursos naturais, se utiliza de uma agricultura quase que totalmente de subsistência – uma rica horta orgânica – com o intuito de alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, favorecendo o bem-estar de todos da casa.
Há ainda uma linda relação harmoniosa entre a menina, o ambiente que a cerca e os animais que vivem naquele espaço.
Neste sentido, esta obra aponta para os princípios ilustrados dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
Principal ferramenta de fomento à cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura, através do mecanismo de Mecenato, contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar projetos culturais e abater o valor do apoio do Imposto de Renda.
Essa ação favorece o fomento à cultura no território brasileiro, cria vinculação do nome da empresa a um projeto cultural de relevância e imbuído de questões sociais e de inclusão, além de dar uma grande visibilidade da marca patrocinadora, no Brasil e no exterior, por meio dos festivais e comercialização do filme (licenciamentos).
Título: Matilda – produção de curta-metragem em animação Proponente: Pólen Estúdio de Animação Ltda. Numero de aprovação: PRONAC 204799 - MATILDA Valor aprovado: R$ 154.871,65 (cento e cinquenta e quatro mil, oitocentos e setenta e um reais e sessenta e cinco centavos)
Projeto vencedor do edital da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA