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Matilda

CURTA-METRAGEM EM ANIMAÇÃO

A História do Filme

ERA UMA VEZ…

...uma menina preta, de quatro anos, muito espevitada e que tinha uma perna mecânica. Ela adorava brincar de pega-pega com seu coelho de estimação pelo lindo quintal de sua casa. O coelho, já bem velhinho, corria atrás dela pelos canteiros da horta orgânica e nunca a alcançava.

Lá no quintal havia também um frondoso pé de manga e, logo embaixo dele, um formigueiro de saúvas. Então, um dia, sem querer, a menina pisa... no formigueiro!!! Ah, isso foi o suficiente para arrumar uma grande confusão com a temperamental Matilda, uma saúva cortadeira.

O que a saúva Matilda não sabia era que esse caos iria ser o início de uma linda amizade entre as duas. E o que a menina não sabia era que essa linda amizade também seria sua primeira experiência com uma nova e triste dor... Adeus, Matilda!

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Proposta

Matilda é um curta-metragem infantil, em animação 2D e 3D, de 8 minutos, colorido, digital e em 4K.

Uma menina preta, de quatro anos, com uma prótese em uma das pernas, precisa aprender a lidar pela primeira vez com o sentimento da perda da amiguinha Matilda, uma formiga saúva.

O projeto apresenta temas como empatia, autoestima, diversidade cultural e a importância das pessoas próximas na passagem do luto pela criança.

O curta é o último filme da trilogia “Primeiras Impressões”, todos com protagonistas infantis, cujo tema, desta vez, é a perda, a morte de um ente querido, pela criança.

O 1º curta da trilogia é o “O voo da cegonha”, em live-action, abordando o ciúme infantil. O 2º, "Meu melhor amigo", em animação 3D, é sobre a solidão, o sentir-se sozinho. Ambos os curtas tiveram uma excelente carreira em festivais. “Meu melhor amigo”, o mais recente, além de premiado, foi licenciado para TV aberta, a cabo e um canal de streaming.

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Objetivos | Resultados Esperados

  • Promover a diversidade cultural, ampliando a quantidade de filmes com protagonistas pretos, do gênero feminino e também com algum tipo de necessidade especial. Há um número insignificante de projetos com essas características.
  • Ampliar a quantidade de filmes infantis sob a temática perda, a morte de um ente querido. Há pouquíssimos no mercado.
  • Contribuir para o crescimento da produção de filmes infantis brasileiros. De acordo com pesquisadores, apenas pouco mais de 2% da produção cinematográfica nacional se destinam ao público infantil.
  • Fomentar a produção da animação no Brasil, principalmente a mineira, que tem se mostrado a mais viável especialmente em tempos de pandemia.
  • Promover algo como uma catarse para as crianças que já tiveram essa dolorosa experiência, como também preparar aquelas que ainda não passaram pelo luto.
  • Gerar oportunidades de trabalho e renda aos profissionais de animação, atores, músicos, roteiristas, dentre outros.
Formiguinha Matilda

Indicadores

“Diário” do Filme

Serão disponibilizados regularmente e com acesso gratuito na página do projeto, no site da Pólen Estúdio, pequenos vídeos registrando o passo a passo de todas as etapas da feitura de um filme de animação e também sobre a carreira de Matilda nos festivais e sua comercialização.

Nossa intenção é atender, além do público comum (fora da área cinematográfica), os estudantes de Comunicação e de Cinema. O conteúdo será aberto a perguntas e comentários pelos usuários.

Impacto

O público alvo são crianças de até 7 anos, mas também os pais e acompanhantes. Um filme para a família assistir junta!

Na produção do curta, estarão envolvidos diretamente cerca de 20 profissionais – técnicos e atores – entre eles, pretos, mulheres e LGBTI+, tanto de Minas quanto de São Paulo.

Entre exibições em festivais brasileiros e internacionais, licenciamentos (canais de tv a cabo e aberto), plataformas de streaming e projetos sociais, estimamos atingir um público de no mínimo 500 mil pessoas.

Fomentar a visibilidade do protagonismo feminino, pretas e com necessidades especiais.

Matilda será realizado em 18 meses, principalmente em Belo Horizonte/MG, incrementando a produção local de animação, além da cidade de São Paulo.

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Sobre a Pólen Estúdio

A PÓLEN ESTÚDIO atua na área da animação desde 2011, produzindo e dirigindo filmes para o mercado publicitário, institucionais, além de projetos de cunho cultural.

Na publicidade, possui, por exemplo, clientes como as marcas Aymoré, Boulevard Shopping e Nextel; institucionais para empresas, como a FIAT e a Patrus Transportes; além de produtos e outras mídias voltadas ao SESI/FIEMG, MRV, Associação Curta Minas/ABD-MG, dentre outras.

Em sua cartela de obras independentes e culturais mais recentes estão o curta Meu melhor amigo e a série O Fabuloso Seixo, ambos em animação para crianças.

O curta Meu melhor amigo é premiado em festivais e atualmente está sendo licenciado para o canal a cabo Tv Ra-tim-bum, para a Rede Minas e também para uma plataforma brasileira que será lançada nos próximos meses. Outro curta, Involução, também foi premiado em festival.

Já a série O Fabuloso Seixo é vencedora de dois editais de desenvolvimento – CODEMGE/2018 e FSA/ANCINE - BH nas Telas/2019 – em fase de produção dos argumentos, roteiros e bíblia de venda. A Pólen possui também outros projetos culturais, todos em animação:

  • Em captação: Felícia e os Super Resíduos do Bem (curta).
  • Em desenvolvimento: Homem-Café (longa e série), Felícia e os Super-Resíduos do bem (série).
  • História em quadrinhos: Homem-Café (à venda pela Amazon).
Marcas

Aspectos Sociais e Educacionais

  1. Inclusão Social / Acessibilidade
    • O filme não possui diálogos textuais, a história é contada apenas pelas ações dos personagens. Isso facilita a assimilação do conteúdo por todos, até mesmo estrangeiros.
    • Legendagem Descritiva e Audiodescrição – Disponibilização dos recursos de acessibilidade para surdos e cegos, respectivamente.
  2. Acesso Público

      Após carreira em festivais, mostras e também cumprir o prazo de carência por licenciamentos a canais de tv e plataformas de streaming, cópias do filme serão doadas a:

    • Escolas públicas municipais e estaduais de Belo Horizonte/MG;
    • O Museu da Imagem e do Som – MIS;
    • Biblioteca Pública Estadual Infanto-Juvenil de Minas Gerais Luiz de Bessa;
    • Disponibilizado no canal da Pólen Estúdio, pelo Youtube ou Vimeo.
    • A exemplo de outros curtas anteriormente produzidos pela equipe, o filme será inscrito também em projetos de inclusão social, como:

      • Cine Solar – Cinema móvel e itinerante, movido à energia solar, chegando a locais de difícil acesso, regiões quilombolas e indígenas;
      • CineCreed – Programa de exibição de cinema social com exibições em penitenciárias, hospitais e de tratamentos contra o alcoolismo;
      • Festival Internacional Assim Vivemos – Filmes com personagens com necessidades especiais.

Workshop gratuito sobre Continuidade Cinematográfica

A Continuidade é mais lembrada pelos famosos “erros de continuidade” de um filme. Mas ela é muito mais que isso.

A Continuidade de um filme está na coerência da história e na fluidez da ação. Uma das grandes contribuições da Continuidade Cinematográfica é identificar, registrar e assegurar que o material filmado reúna condições de ser montado em sua integralidade. É imprescindível que o Diretor, Fotógrafo e parte da equipe técnica conheçam noções, por exemplo, sobre quebra de eixo e raccord.

Público alvo - A oficina é indicada a interessados em continuidade, diretores cinematográficos, fotógrafos, roteiristas e a quem pretende se iniciar na carreira cinematográfica.

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ODS - ONU

O curta Matilda tem em seu conteúdo, na narrativa dos personagens e ações, princípios caros à sociedade.

Intrinsecamente à história contada, estarão presentes diversos temas sociais os quais são relevantes à nova sociedade do século XXI, que precisa se reinventar, não só no que diz respeito a direitos humanos como também à sustentabilidade.

O protagonismo do filme pertence a uma menina preta e com deficiência física, intensificando dessa forma a questão do protagonismo feminino e também da inclusão social, potencializando a visibilidade feminina e sua relevância enquanto cidadã, com o intuito de reduzir a desigualdade e aumentar a possibilidade de oportunidades e sua participação na cadeira produtiva brasileira.

A família da protagonista, buscando otimizar o espaço residencial e usar sustentavelmente os recursos naturais, se utiliza de uma agricultura quase que totalmente de subsistência – uma rica horta orgânica – com o intuito de alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, favorecendo o bem-estar de todos da casa.

Há ainda uma linda relação harmoniosa entre a menina, o ambiente que a cerca e os animais que vivem naquele espaço.

Neste sentido, esta obra aponta para os princípios ilustrados dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

Marcas
Personagens sheet

Contrapartidas

  • Ampla visibilidade da marca patrocinadora inserida no início do filme que será exibido em festivais brasileiros, internacionais e, no caso de licenciamentos, em canais de tv aberto, a cabo e em plataformas de streaming.
  • Após o tempo de carência dessa fase (carreira em festivais e comercialização), Matilda será disponibilizado publicamente no canal da Pólen Estúdio, no Youtube ou Vímeo.
  • Veiculação da marca patrocinadora nas peças de comunicação impressas e online.
  • Sessão de exibição do filme no ambiente interno da empresa patrocinadora, aberta a todos os funcionários e seus convidados, com a participação do diretor da Pólen Estúdio e do diretor do curta, para um bate-papo descontraído, após a exibição, sobre a realização do mesmo.
  • Divulgação da marca patrocinadora no site da Pólen Estúdio relacionada ao filme e nas páginas criadas para o projeto nas redes sociais.
  • Doação da cópia do filme à empresa patrocinadora.
  • Vinculação da marca patrocinadora a um filme com temática relevante para as crianças – a perda de um ente querido – e que discorre também sobre outras questões sociais, como o protagonismo feminino e a inclusão.

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Principal ferramenta de fomento à cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura, através do mecanismo de Mecenato, contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar projetos culturais e abater o valor do apoio do Imposto de Renda.

Essa ação favorece o fomento à cultura no território brasileiro, cria vinculação do nome da empresa a um projeto cultural de relevância e imbuído de questões sociais e de inclusão, além de dar uma grande visibilidade da marca patrocinadora, no Brasil e no exterior, por meio dos festivais e comercialização do filme (licenciamentos).

PBH -LMIC

Dados do Projeto

CONTATO: (31) 98984 3206 ou (31) 98661 3745

Título: Matilda – produção de curta-metragem em animação
Proponente: Pólen Estúdio de Animação Ltda.
Numero de aprovação: PRONAC 204799 - MATILDA
Valor aprovado: R$ 154.871,65 (cento e cinquenta e quatro mil, oitocentos e setenta e um reais e sessenta e cinco centavos)

Projeto vencedor do edital da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

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