LONGA-METRAGEM | DOC ANIMAÇÃO

A Lenda do Caraça

Como a lenda da montanha dourada — o Sabarabuçu — atraiu os bandeirantes para Minas Gerais? E a imponente Serra do Caraça, qual a origem de sua formação? Neste filme, vamos promover um encontro entre o folclore dos povos originários mineiros e a realidade histórica.

O QUE VAMOS CONTAR

 LENDA DO CARAÇA é uma adaptação livre de contos populares e elementos do folclore indígena em Minas Gerais que narra a origem das serras da
Piedade e do Caraça, além do Rio das Velhas, unindo documentário e animação. 

O filme, um longa-metragem de gênero fantasia e documentário, voltado ao público infanto-juvenil, abrange diferentes gêneros e classes sociais. Vamos conhecer a épica jornada do índio Uburayara na busca de salvar a vida de sua mãe.  O longa aborda temas universais como amor, natureza e ganância.

A narrativa de ficção se entrelaça ao registro documental, mostrando como a
força da cultura dos povos originários ainda influencia os nossos dias.

O lobo Guará, símbolo da região do Caraça e importante atração turística, também é um personagem importante na parte ficcional do filme.

PROPOSTA

Como toda lenda traz um “tiquinho” de verdade, tudo começou com os bandeirantes Fernão Dias e Borba Gato, em 1674, quando ambos vieram para essa região ao tomarem conhecimento da “Lenda do Sabarabuçu”, a “Montanha que brilha”, numa alusão ao ouro, contada pelos indígenas mais próximos das áreas de domínio dos bandeirantes paulistas. Aqui, onde hoje conhecemos como Sabará, o povo originário Goianá viveu e, segundo o historiador Olian José, “pacíficos e acessíveis ao convívio do branco, deram cobertura aos paulistas nas lutas que esses travaram em Minas”. (José Oiliam 1965 – Indígenas MG).

Aliadas a essa Lenda do Sabarabuçu, somam-se outras da mesma imensa região: a Lenda do Caraça e a origem do nome do Rio das Velhas e as almas que vagam à meia-noite. Todo esse arcabouço de causos e mitologia mineiros instigantes e pouco conhecidos despertou o interesse do diretor Rafael Guimarães em contar essa saga mineira, rica em elementos fantasiosos indígenas que sempre, ludicamente, criaram interpretações próprias de sua cultura milenar para todas as coisas da natureza.

Após muitas pesquisas em livros históricos e conversas com historiadores e também anciãos desses locais que ainda transmitem, pela tradição oral, essas histórias fantásticas de nossos antepassados originários, o diretor decidiu por juntar três delas que, presume-se, serem contemporâneas entre si e que formam, geometricamente, um enorme triângulo: 

  • A Lenda do Caraça: o monstro protetor das matas que virou pedra (Serra do Caraça, em Catas Altas/MG);
  • A Lenda do Sabarabuçu: a “Montanha que brilha”, numa referência ao possível ouro existente na época no Monte do Sabarabuçu, hoje Serra da Piedade;
  • A origem do nome do Rio das Velhas, cuja nascente se dá no município de Ouro Preto/MG, dentro do Parque Municipal das Andorinhas.

O Caraça é uma figura lendária do folclore dos povos originários.

ASPECTOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS

No planejamento aprovado junto à Secretaria Municipal de Cultura/CFCM/PBH, estão previstos:

  1. Obra com recursos de acessibilidade:
    • Audiodescrição Recurso de acessibilidade que amplia a compreensão e participação de pessoas com deficiência visual;
    • Legendas em Texto Legendagem Descritiva (CC) – Transcreve os diálogos de cena e sonoridade (música, risos, etc.) voltados para deficiência auditiva ou surda.
  2. Distribuição da obra:
    • Considerando, portanto, a natureza do produto, o planejamento, e a parceria efetivada com a EMC – Empresa Mineira de Comunicação (Rede Minas, Rádio Inconfidência e MINASPLAY) já se tem uma distribuição acordada de forma ampla, acessível e democrática pela estatal pública.
      Cabe salientar que a Rede Minas atinge hoje 604 cidades mineiras, tem mais de 360 mil inscritos em seu canal no Youtube além do crescimento da sua plataforma MINASPLAY.
    • E, considerando o caminho natural de filmes, haverá a inscrição nos eventos nacionais e internacionais das mostras e festivais, onde ao ser selecionado, ficará configurada a distribuição também nesse segmento de amplo acesso geográfico e do público.

OBJETIVOS / RESULTADOS PRETENDIDOS

  • Estimular as crianças, o público, a reconhecer os filmes enquanto criações para aprendizado, educação e aventura;
  • Fortalecer os laços de família e o convívio social, estimulando valores humanos e ambientais;
  • Conscientizar as crianças de que livros, contação de histórias são “companheiros” de conhecimento, diversão e fantasia;
  • Estimular a produção de conteúdo audiovisual em animação na cidade;
  • Contribuir para o reconhecimento de Belo Horizonte como local produtor de obras de animação com mão de obra qualificada;
  • Difundir e estimular o consumo de produção audiovisual nacional pelas crianças;
  • Contribuir e valorizar a cultura, folclore, etnia, geografia e turismo em Minas Gerais;
  • Gerar oportunidades diretas de trabalho para profissionais de animação, atores, músicos, entre outros, da cidade.
  • Promover o turismo cultural, atraindo o público de todos os lugares do Brasil e do mundo a vir conhecer o Santuário do Caraça – com seu instigante e gigantesco perfil cravado na pedra – além da emblemática Serra da Piedade e a cidade de Sabará.

VISIBILIDADE

A realização do filme “A Lenda do Caraça” terá um plano comunicacional com a geração de conteúdos periódicos, que começa desde a pré-produção até o momento do lançamento.
 
Conteúdos audiovisuais para as mídias e redes sociais serão feitos ao longo do período da produção, gerando visibilidade regular e permanente, construindo um imaginário e engajamento do público para a obra, tendo assim uma exposição constante da imagem e marcas dos participantes, patrocinadores e apoiadores do projeto.

IMPACTO

  • O projeto beneficiará  diretamente ao menos 40 profissionais – artistas e técnicos, além da contratação de prestadores de serviços e fornecedores das áreas de transporte, hospedagem e alimentação;
  • Indiretamente tem potencial de atingir mais de 160 mil pessoas, permitindo o acesso gratuito ao filme, vide já ter estabelecido relação de parceria com o canal aberto de televisão pública Rede Minas (presente em mais de 600 municípios de MG) além do acesso pela internet pela plataforma pública de streaming Minasplay
  • Belo Horizonte, e até mesmo o Brasil, ainda conta com um número baixo de produções voltadas ao público infanto-juvenil. Desta forma, há uma grande demanda se formos considerar o mercado onde a faixa de consumo de crianças é muito significativa, que tende a ficar atraída pela proposta do projeto;
  •  Produção planejada para 12 meses, toda realizada em Belo Horizonte;
  • Os produtores já acumulam mais de 30 obras executadas neste gênero, seja em produções culturais, institucionais e publicitárias.

Vista da Serra da Piedade, nome atual da lendária Sabarabuçu

O PROPONENTE

PÓLEN ESTÚDIO

A Pólen Estúdio atua no setor audiovisual desde 2011, produzindo e dirigindo projetos de cunho cultural, filmes para o mercado publicitário e institucionais. 

Desde sua criação estabeleceu parcerias desenvolvendo projetos próprios ou de clientes no mercado, como: Fiat, Aymoré, Valgroup, SESI/MG, Boulevard Shopping, MRV, Patrus Transportes, entre outros.

Executou a animação, o render e a pós-produção de 12 episódios de 15 minutos da série educativa Vila Colorê, em animação 3D, contratada pelo Grupo Sete Produtora.

Em sua cartela de obras independentes e culturais mais recentes, que se destacam, estão os curtas em animação, voltados ao público infantil:

  • Papai Noel grevista, animação 3D, 1min40, 2012;
  • Meu Melhor Amigo, animação 3D, 14 minutos, 2018;
  • Felícia e os Super-resíduos do Bem, animação 2D, 12 minutos, 2023;
  • Menino Gepeto,  animação 2D, 11 minutos, 2025, em lançamento.

Além das obras em produção para esse ano:

  • Tic e o Tigre, animação 2D, 7 minutos, 2025;
  • Matilda, animação 2D, 11 minutos, 2025.

Obras em fase de apresentação no mercado para produção:

  • O Homem-Café, longa em animação 2D, 75 minutos;
  •  O Fabuloso Seixo, série em animação 2D, 13 ep. de 11 min.

ODS

O filme documental A Lenda do Caraça é uma obra comprometida com a transformação social, tanto por sua temática quanto por suas práticas de produção.

A narrativa resgata e valoriza a memória ancestral dos povos originários da região da Grande Belo Horizonte, contribuindo para o reconhecimento e a preservação de saberes tradicionais. Ao mesmo tempo, promove o turismo cultural e fortalece as expressões locais, estimulando o pertencimento e o desenvolvimento das comunidades envolvidas.

A produção prioriza a diversidade e a inclusão, reunindo uma equipe plural de profissionais criativos provenientes de diferentes municípios da região metropolitana de BH. Seus processos seguem princípios sustentáveis, com baixa emissão de carbono e práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reafirmando o compromisso com um audiovisual ético, responsável e transformador.

Mapa
O filme iniciará sua jornada em Sabará, onde registrará importantes marcos históricos; seguirá para Caeté, lar do atual Santuário da Piedade; e concluirá seu percurso no Santuário do Caraça, onde se entrelaçam o imaginário folclórico e a realidade histórica da região.

CONTRAPARTIDAS

  • O patrocinador terá a sua marca associada a um produto de alta qualidade, que tem potencial de exibição nos principais festivais de cinema no Brasil e no exterior, além da possibilidade de ser adquirido para exibição nos principais players de TV e streaming.
  • Plano comunicacional que prevê a citação da empresa como parceira investidora. A estratégia para a divulgação e comercialização do filme inclui a criação de conteúdos gráficos, digitais e videográficos que serão publicados ao longo das etapas de produção e se estenderão até o lançamento da série.
  • Outras opções de ações de ativação de marca podem ser firmadas em comum acordo, como, por exemplo, oficinas de desenho para crianças, sessão de exibição de filmes.

APROVADO NA LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC), regulamentada pelo Decreto Estadual nº 48.819/2024, o patrocinador — ou incentivador — é o contribuinte do ICMS que apoia financeiramente projetos culturais aprovados, podendo deduzir parte do valor investido do imposto devido

Neste formato, uma parte do imposto a ser recolhido pela empresa será direcionado a um projeto cultural, garantindo à empresa um selo de responsabilidade cultural junto à sociedade, além de todo retorno de visibilidade, entre outras ações que divulguem a marca da mesma.

DADOS DO PROJETO

Valor do projeto APROVADO: R$ 1.499.999,40
CONTATO: (31) 98661 3745
 
  • Título: A Lenda do Caraça
  • Proponente: Pólen Estúdio
  • Numero do projeto: 2024.3802.0045 

Cláudio Constantino

Produtor Executivo

Rafael Guimarães

Diretor

Laly Cataguases

Ass. Direção

Marco Aurélio

Diretor de fotografia

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